Departamento de Tradições Gaúchas "Unidos pela Tradição"

Escola Nossa Senhora das Graças, está atenta ao processo pedagógico escolar, que não deve apenas ensinar a ler e escrever, conta com profissionais visionários, que não se limitam a sua área de atuação integrados e interessados no mundo que os cerca, buscando a formação de seres culturais, atentos as questões sociais, a diversidade, à educação e as relações humanas. Um dos grupos deste educandário é a Invernada Artística Unidos pela Tradição, que através de sua instrutora Beatriz Bica busca a preservação das tradições gaúchas, das lendas, dos costumes e da história do nosso Estado.
A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças, como o convívio em grupo com regras de disciplina, de comportamento, de valores e de princípios.
A dança estimula a criatividade, a imaginação e a memorização. Ao praticar a dança, somos induzidos a entrar em contato e nos interessamos por outras artes, conhecemos fatos, narrações, histórias e costumes da humanidade acerca da evolução, de outras culturas.

terça-feira, 6 de março de 2012

Inauguração das novas dependências DTG Unidos pela Tradição - 30/12/11


Um pedaço da nossa história....

Inauguração, sonho realizado!




Mensagem da Invernada para a instrutora...

Momento de muita emoção...

...e choro!

Robson, recebendo recordação da Invernada, pelo trabalho carinhoso dedicado ao grupo.

Lucas e Bianca, animação da noite...

...a grande voz do DTG

o gaiteiro de todas as horas!

Lembrança Invernada, na despedida da Instrutora.


Prendas DTG

Invernada Artística Unidos pela Tradição.


Lindas demais!


Peões, muito dedicados...


Andressa e Barbara

Elisângela Gustavo Barbara.

Homenagem telão...


                                   Abertura.
                          As palavras são muito mais do que simples agradecimentos, é  uma singela homenagem às muitas pessoas que, de alguma forma, de tudo fizeram para que este Departamento estivesse  atuante! Nosso maior  agradecimento é dirigido aos pais, pela paciência infinita, pelos momentos engraçados, pelas broncas, pelas recomendações, pelos deliciosos almoços, pela ajuda, enfim pela amizade sincera que jamais findará.
                      Aos dançarinos, que em meio às inúmeras apresentações e muitos concursos, ( dos quais temos  muito orgulho pois são 25 prêmios conquistados com o talento de cada um);  trabalharam para arrecadar fundos para a nossa construção, que continuem com essa dedicação e não desistam nunca, mesmo que muitas pessoas não acreditem,  (como aconteceu  com  este espaço que estamos inaugurando hoje);  nós sabemos que tudo é POSSÍVEL,  com muita união.
                    À equipe diretiva,  que apoiou- nos em todos os eventos, e a alguns professores que tiveram respeito e  carinho, pelo nosso trabalho, muito obrigado! Aos colaboradores, que doaram parte do material de construção e aos colaboradores que abdicaram do seu tempo de lazer trabalhando conosco, amigos que estão sempre por trás das câmeras, registrando nossas conquistas...
 vocês sem dúvida, são DTG também...Muito, muito obrigada!

         













                 O Departamento Tradicionalista Gaúcho Unidos pela Tradição tem  muito valor!
 ... não são apenas “paredes”. Desde junho de 2010, temos trabalhado por um espaço social,  recreativo,  um ponto de cultura para a nossa escola e nossa comunidade!  É possível educar fora de um ambiente, de um espaço, de uma cultura? Não! Todos nós aqui sabemos que a finalidade essencial da Educação, é a transmissão da CULTURA! Para isso se precisa de um espaço, um espaço fora da sala de aula,  onde os alunos possam expressar sua arte, aprender valores, normas, da sociedade da qual fazem parte, enfim que tenham a possibilidade de se tornarem seres culturais!
Realizamos vários encontros com as nossas famílias, cursos de declamação, costumes  e indumentária Gaúcha,  nos dedicamos a dança e ao folclore, criamos o CONATI (Concurso Artístico Nativista), que em sua 2ª edição já foi o maior Concurso Tradicionalista de Caçapava do Sul em número de público local e cidades vizinhas.
Precisava-mos de um espaço ADEQUADO, e hoje, estamos inaugurando este espaço, estamos concretizando o nosso sonho! Estamos em um caminho que nos enche de orgulho e nos aponta um futuro ainda mais  promissor!