Departamento de Tradições Gaúchas "Unidos pela Tradição"

Escola Nossa Senhora das Graças, está atenta ao processo pedagógico escolar, que não deve apenas ensinar a ler e escrever, conta com profissionais visionários, que não se limitam a sua área de atuação integrados e interessados no mundo que os cerca, buscando a formação de seres culturais, atentos as questões sociais, a diversidade, à educação e as relações humanas. Um dos grupos deste educandário é a Invernada Artística Unidos pela Tradição, que através de sua instrutora Beatriz Bica busca a preservação das tradições gaúchas, das lendas, dos costumes e da história do nosso Estado.
A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças, como o convívio em grupo com regras de disciplina, de comportamento, de valores e de princípios.
A dança estimula a criatividade, a imaginação e a memorização. Ao praticar a dança, somos induzidos a entrar em contato e nos interessamos por outras artes, conhecemos fatos, narrações, histórias e costumes da humanidade acerca da evolução, de outras culturas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONATI 2011






   CONATI


O Departamento de Tradições Gaúchas
Unidos pela Tradição
repassa no chimarrão
a essência mais pura
pra receber com desenvoltura
dança, música e poesia
no cultivo da garra bravia
do gaúcho e sua cultura.

Unindo nossa Querência
nesta xucra atividade
pra que cada Entidade
seja uma bandeira hasteada
fortalecendo a jornada
e construindo a história
do nosso povo cheio de glória
na charla dessa peonada.

Que o Rio Grande seja o tema
e se transforme em missão
e que cada coração
bata no compasso acelerado
e possamos irmanados
reverenciar a nossa gente
plantar boena semente
em nosso pago sagrado.

 (Rubem Alves Vieira)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

DANÇARTE 2010




Numa viagem histórica às margens do Guaíba, no ano de 1906, o DTG Unidos pela Tradição, traz para o palco do XI Dançarte a incrível descoberta de Januário; onde o fator mais interessante é que o único homem que poderia acompanhar essa descoberta era Pepe, um imigrante italiano que estava preso na casa de correção.
Através de um pedido oficial, Januário consegue a liberação do detento e assim começa a história apaixonante de uma das maiores criações do ser humano, o automóvel!


Roupa gentileza delegada Fabiane de Caçapava do Sul



noivos
noivos ( gentileza Enlaces )






Tri-campeões.


Delegado e o Pepe (imigrante italiano)
1º lugar caregoria mirim / Melhor figurino.


Jornal da Campanha / Jornal do Pampa / À Gazeta
...mais dois pra coleção!

DANÇARTE 2009

Coreografia para a música "Bruxinha de pano",

A bruxinha de pano, de indústria doméstica, precária e tradicional adquiriu forma entre as crianças pobres... Brinquedo folclórico que  atende de forma mais completa às necessidades da criança estimulando o instinto materno, a ternura e a inocência infantil desde a sua fácil confecção até o seu descompromissado manuseio.

Bi-campeões Dançarte

Orgulho!

1º lugar dança gaúchas categoria mirim

                                                  Orgulho!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DANÇARTE 2008

Maria Viviane

Victor

Elisangela

Iury

Roniely

Isadora

Thiago Xavier

Ravier & Barbara

Vinícios

Adicionar legenda

Letícia

Guilherme

Thiago Santos

Adicionar legenda

Pâmela & Vinícios

Elen Poliana

Tiago Dias

Letiere


Wiliam

Jonhy

Carla

Barbara Hoffmam

Ravier

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CONATI 2011 já tem data e local definidos

O II CONATI (Concurso Artístico Nativista), se realizará dia 02 de setembro do corrente ano, no CTG Sentinela dos Cerros.

O Evento receberá Escolas e Entidades Tradicionalistas de nossa cidade e municípios vizinhos, concorrendo nas categorias: canto, declamação, trabalhos manuais, desenho à mão livre, violão, gaita, dança de salão, chula, danças tradicionais; promovendo a preservação da Tradição Gaúcha e da História do nosso Estado dentro da Escola.

Portanto, boleia a perna do teu pingo, ceva um mate e te aprochega, pois só assim conseguiremos manter acesa a chama ardente e guerreira de um povo que peleou muito para estar aonde está hoje, respeitado e admirado por todo o mundo, nós GAÚCHOS!


Projeto :  Concurso Artístico  Nativista- CONATI
Idealizadora: Beatriz Bica
Execução: DTG Unidos pela Tradição
E.M.E.F. NOSSA  Srª. das Graças

Da tradição Gaúcha, nós do Rio Grande do Sul formamos a nossa identidade e cultivamos valores de honra, família e lealdade.
O Departamento de Tradições Gaúchas Unidos pela Tradição da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, criado em 11 de setembro de 1998, buscando a preservação e o engrandecimento dessa Tradição; a mais de uma  década de existência segue atuando na comunidade, promovendo distintas atividades  culturais, além da manutenção da Invernada  Artística.
Durante a semana Farroupilha, as atividades se focam em eventos tradicionais da cultura gauchesca, como a realização de uma missa crioula e a participação no desfile do  20 de setembro.
Com o objetivo de cultuar a Tradição Gaúcha nas mais diversas  formas da arte  nativa, idealizamos o CONATI,  buscando  a união da educação, da cultura e da História do Rio Grande do Sul.
O concurso dar-se-á nas modalidades:

  • declamação;
  • canto individual;
  • danças tradicionais;
  • melhor entrada;
  • trabalhos manuais;
  • desenho a mão livre;
  • violão;
  • gaita;
  • dança de salão
  • chula.

Será disputado nas categorias mirim/juvenil/adulta, buscando a  participação das Entidades Tradicionalistas, do Projeto AABB Comunidade e das Escolas Municipais, Estaduais  e Particulares; para que, desde a alfabetização já se  cultive os valores e o amor pela  cultura Rio-Grandense.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Invernada Artística Unidos pela Tradição

Apresentação I.E.Dinarte Ribeiro

Apresentação APAE

Heróis Farroupilhas/2010

Desfile Temático 2010
Gauchada Linda



Peões

Prendas

Prendas do Departamento.

Kauane, Bia, Andressa.

Peonada na escola

Praça Igraja Matriz

CONATI

                                               Invernada Adulta CTG Família Nativista.